#17 Gestor O&G

Por MXM • 15 de abril de 2025
Resumo da Semana
Atualizações rápidas sobre assuntos relevantes do setor de Óleo & Gás, no Brasil e no mundo.
Brasil amplia seu território marítimo em área equivalente à Alemanha, estendendo-se do Amapá ao Rio Grande do Norte.
A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a ampliação da plataforma continental brasileira em uma área de 360km². A conquista foi possível graças aos dados técnicos fornecidos pela ANP. Clique aqui e leia a notícia completa!
(Fonte: ANP)
PRIO recebe licença do Ibama para perfuração no Campo de Wahoo, que prevê investimento milionário.
A perfuração no campo de Wahoo, na Bacia de Campos (ES), terá investimento de US$ 850 milhões. O projeto prevê seis poços e produção de até 40 mil barris diários, utilizando uma conexão submarina de 30km ao FPSO Frade. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: Revista Oil & Gas Brasil)
China muda seu foco econômico do setor imobiliário para novas indústrias como veículos elétricos, robótica e semicondutores.
Apesar das tarifas americanas e do colapso do mercado imobiliário, as ações chinesas superaram outros mercados emergentes em 2024, negociando com desconto de 30-40% em relação a outros mercados. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: Oil Price)
AIQ implementará soluções de IA nas operações upstream da ADNOC em contrato de $340 milhões.
O projeto ENERGYai, desenvolvido em parceria com G42 e Microsoft, utiliza 70 anos de dados proprietários e tecnologia de IA para otimizar processos desde análise sísmica até modelagem geológica. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: Offshore Technology)
API divulga relatório mostrando crescente adoção global de seus padrões na indústria de petróleo e gás.
O Instituto Americano de Petróleo (API) divulgou seu relatório '2025 API Standards International Usage Report'. O documento evidencia o papel fundamental desses padrões na promoção da segurança, sustentabilidade e eficiência em escala global dentro da indústria petrolífera. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: World Oil | Industry Analysis)
Aramco fecha contrato com GHGSat para monitorar emissões de metano via satélite visando atingir meta de zero emissões até 2050.
Esta iniciativa tecnológica representa um passo importante na estratégia da empresa para alcançar emissões líquidas zero em seus ativos próprios e operados até 2050. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: World Oil | Innovative Thinkers)
ANP autoriza operação do maior navio-plataforma do Brasil, o FPSO Almirante Tamandaré
O FPSO Almirante Tamandaré, que será instalado no Campo de Búzios, na Bacia de Santos. A unidade tem capacidade de produzir 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: ANP)
ANP lança painel dinâmico para monitoramento de incidentes em exploração e produção de petróleo.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis lançou uma nova ferramenta digital para monitoramento de incidentes em operações de exploração e produção de petróleo. O Painel Dinâmico permite consulta diária a informações sobre acidentes e quase acidentes nas instalações, apresentando dados detalhados tanto do ambiente marítimo quanto terrestre. Clique aqui e leia a matéria completa!
(Fonte: ANP)
Agradecemos por acompanhar a Gestor O&G News! Semana que vem tem mais, mas até lá, continue se atualizando com o nosso podcast.
